Os Multiciclones MACDARMA são equipamentos simples e eficientes para captação de materiais particulados. Na maioria dos casos, um coletor multiciclone atinge eficiência de coleta maior que o ciclone. São bastante utilizados para material particulado de maior granulometria e para material pegajoso, o que poderia causar entupimento em outros tipos de filtros.


São utilizados em diversas áreas, como: Usinas Termoelétricas, Cimenteiras, Siderúrgicas, Metalúrgicas, Papel e Celulose, Indústria Química e Petroquímica, Refinarias, Mineradoras, Madeireiras, etc


Os Multiciclones MACDARMA são compostos basicamente de carcaça, tubos coletores, moega e estrutura de sustentação. O material é separado do fluxo gasoso pela aplicação da força centrífuga. Dessa forma, as partículas saem pela parte inferior enquanto que o ar tratado sai pela parte superior. Atingem rendimentos até 90%.


Possuem estrutura projetada em formato aerodinâmico, com uma espiral que reduz ao mínimo a turbulência dos gases e a perda de carga do coletor. São fabricados em aço carbono, mas podem ser fabricados em aço inox, dependendo da aplicação.


A carcaça e a moega são construídas com chapa de aço carbono SAE 1010/20 ou aço inox AISI 304 / 316 e espessuras de 4,76 mm ou 6,35 mm. A moega possui forma piramidal, com ângulo de 60º e porta de inspeção com abertura rápida, com 609,6 mm de diâmetro, exceto nos coletores de pequeno porte.

Os tubos coletores são construídos em ferro fundido ou NiHard (dependendo da aplicação). Possui espelho, espirocones, tubos de saída, placas de desgaste e chapa divisória fabricados em aço carbono e guias de entrada em ferro fundido.


Os Multiciclones MACDARMA apresentam grandes vantagens para mercado industrial, dentre elas:


- Equipamentos de baixo custo;
- Fácil manutenção;
- Trabalham com alta temperatura;
- Reduzido custo com peças sobressalentes.